Aula de hoje: a bandeira mexicana. : )

12/02/2016

Você precisa conhecer um pouquinho sobre esse país rico em cultura e sabores: o México. Dividido em 31 estados e um distrito federal – a Cidade do México –, o país conta com uma das bandeiras mais belas da América Latina. Ela carrega consigo algumas lendas e significados, assim como suas cores.

O verde é unidade, o branco representa a esperança e o vermelho simboliza o sangue dos heróis nacionais.

Até 1821, no entanto, suas cores tinham outros sentidos. A cor verde carregava a independência da Espanha, conquistada em 16 de setembro de 1810. A cor branca simbolizava a religião, a fé católica. Já a vermelha resgatava a união entre europeus e indígenas. A atual bandeira se tornou oficial só em 16 de setembro de 1968, cento e cinquenta e oito anos depois de sua independência.

Inicialmente, as cores pertenciam ao estandarte do Exército das Três Garantias, grupo que participou da guerra pela independência mexicana.      

Na faixa central da bandeira está o conhecido brasão nacional do México, interpretado por uma águia sobrevoando cactos, carregando uma serpente. Algumas lendas dizem que o brasão tem origem asteca, voltada à sua antiga capital, Tenochtitlán – mais ou menos onde fica a Cidade do México, atualmente.

Ao fundarem a cidade de Tenochtitlán, avistaram uma águia pousada sobre um cacto e com uma serpente no bico. Quanta inspiração!

A visão, para os astecas, foi interpretada como um “sinal vindo dos céus”, figurando o deus da guerra, Huitzilopochtli. Tenochtitlán foi fundada em 1325 e tinha, mais ou menos, 300 mil habitantes no ano de 1519, quando os espanhóis colonizaram o local. Para se ter uma ideia, a cidade era maior do que Paris e Veneza.    

Para os astecas, Huitzilopochtli era um guerreiro robusto, forte e destruidor de tudo o que via pela frente…

Caros alunos, tanta história deu até fome. Uma comidinha mexicana cairia muito bem depois de tanta informação: Las Gringas Enchiladas, Burritos San Diego, Tacos Barbacoa… Opa, o sinal tocou? Bora pro Zapata, pessoal!  

Solicitar Reserva


A reserva será confirmada por telefone.