Cinema Mexicano

8/12/2015

O México é palco de grandes artistas e talentos no mundo do cinema há décadas. Por exemplo, você sabia que o diretor de um dos filmes da franquia Harry Potter é Mexicano? Confira essas e outras curiosidades abaixo!

O cinema mexicano é repleto de curiosidades e muita informação. Tendo inicio no século XX, onde alguns entusiastas da nova mídia documentaram acontecimentos históricos (como a revolução mexicana) e produziram alguns filmes que só vieram à tona recentemente. Porém, foi na década de 1930, com a estabilidade política e a paz que pairou sobre o México que o cinema no país começou a deslanchar. Somente na década de 1940 que o cinema mexicano caiu nas graças da indústria. Os temas, apesar da predominância ser dos gêneros drama e comédia, retratam desde histórias de amor até filmes sobre o ditador Porífira Diaz, no século XIX.

Ainda na década de 1940, o cinema mexicano passou a dominar o mercado cinematográfico da América Latina, desencadeando um interesse muito grande da crítica americana e de Hollywood. Atores como Dolores Del Rio, Pedro Armendáriz e Maria Felix foram os principais responsáveis por colocar o cinema mexicano em evidência mundial.

Além dos diversos atores e longas que caíram no gosto de Hollywood, um grupo de diretores e roteiristas tem ganhado cada vez mais espaço dentro da mídia americana. Responsáveis por estarem à frente de filmes muito bem aclamados pela crítica, alguns recebendo a premiação máxima da Academia, são eles:


1. Guilhermo Del Toro;

Nascido na cidade de Guadalajara, o diretor, produtor e roteirista é um dos mais queridinhos de Hollywood quando o assunto é terror e estética sombria. Seu nome está à frente de filmes como Hellboy (2004), Blade 2 e o tão aclamado O Labirinto do Fauno, que foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2007.

2. Alfonso Cuarón;

Nasceu na Cidade do México, foi expulso do Centro de Estudos Cinematográficos do México devido a desentendimentos com um curta filmado durante a época de estudos. Passou por diversas experiências após a expulsão até ter chance de dirigir o filme Sólo con tu pareja, que foi um sucesso e chamou a atenção de Hollywood. Depois de um curto período nos EUA, voltou ao México aonde dirigiu o filme Y tu mamá también, que se transformou em um dos filmes com mais sucesso mundial do cinema mexicano.
Após o sucesso de Y tu mamá también, Cuarón volta aos Estados Unidos aonde lhe é oferecido a direção do 3º filme da franquia Harry Potter, sucesso total, sendo uma das maiores bilheterias do diretor. Em 2014, Cuarón ganhou duas estatuetas do Oscar pela direção do filme Gravidade, outro grande sucesso do mexicano.

3. Alejandro Gonzales Iñárritu;

Nascido também na Cidade do México, Iñarritu assina diversos sucessos. Vários deles indicados à estatuetas do Oscar. Seu primeiro filme aclamado pela crítica foi Amores Perros, que recebeu indicação à categoria de Melhor Filme Estrangeiro, na premiação anual do Oscar. Logo após seguiram-se diversos sucessos, como 21 Gramas e Babel. Porém, só no ano de 2014, Iñárritu colocou as mãos na Estatueta do Oscar com o filme Birdman, que ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Argumento Original.


Com certeza você já conhecia algum dos trabalhos dos diretores que nós citamos acima, não é? A estética do cinema mexicano tem chamado cada vez mais a atenção de todo o mundo. Continue acompanhando o Blog do Zapata para saber mais curiosidades da cultura mexicana! 🙂

Solicitar Reserva


A reserva será confirmada por telefone.