Futebol para bom mexicano ver!

18/12/2015

Assim como no Brasil, o futebol é uma grande paixão do mexicano. Sua federação oficial foi fundada em 1927 e hoje conta com diversos times e divisões. Hoje vamos conversar um pouco sobre essa paixão que une os dois países.

O futebol foi introduzido no méxico no final do século XIX, com a chegada dos ingleses que trabalhavam na exploração de minérios. O primeiro campeonato foi realizado em 1902, com as equipes do Orizaba Athletic Club, Pachuca AC e Reforma AC, as três formadas quase que inteiramente por britânicos.

Na década de 1920, o futebol era praticado principalmente por estrangeiros. No entanto, havia apenas um clube composto por mexicanos: o América. Juan de Dios Bojórguez, o embaixador do México na Guatemala, convidou a equipe para alguns jogos no país no final de 1922, tornando-se o primeiro representante do futebol mexicano no estrangeiro.

A primeira seleção do méxico surgiu no ano seguinte, em 1923. A primeira participação  em campeonatos mundiais foi somente em 1930, na copa do Uruguai. Tendo como adversário a França, que venceu o jogo por 4×1.

Hoje a Federação Mexicana de Futebol conta com quatro divisões profissionais (Primeira Divisão, Primeira Divisão A, Segunda e Terceira Divisão) e pelo setor amador, cada uma das divisões com diferentes torneios. Os principais times da primeira divisão, que revelam diversos craques para o futebol mundial são:

1. América:

Fundado em 12 de outubro de 1916 na Cidade do México, disputa suas partidas como mandante no Estadio Azteca e suas cores tradicionais são o amarelo e o azul. O clube pertence à Televisa, gigante mexicana do setor de mídia.

2. Guadalajara:

O Club Deportivo Chivas Guadalajara, também conhecido como Chivas Rayadas del Guadalajara (Bodes listrados de Guadalajara), é um clube de futebol mexicano sediado em Guadalajara, no estado de Jalisco. Fundado em 8 de maio de 1906, é um dos clubes mais populares e bem sucedidos do México

3. Toluca:

Fundado em 12 de fevereiro de 1917, é uma das equipes mais antigas do México, embora tenha se profissionalizado apenas no início da década de 1950, Atua no Estádio Nemesio Díez, localizado na cidade de Toluca, capital do Estado do México.


Você conhece algum desses times? Os três principais clubes já jogaram algumas libertadores! Você já assistiu algum deles jogar contra o seu time? Para mais cultura e informação mexicana, fique sempre atento ao blog do Zapata! 🙂

Solicitar Reserva


A reserva será confirmada por telefone.