Vamos falar de pimenta!

28/12/2015

Olá! Você faz parte da galera que adora pimenta? Então fique ligado porque hoje vamos conversar um pouquinho sobre esse ingrediente tão característico e tão amado da culinária mexicana.

A pimenta é um ingrediente que foi inserido na comida mexicana desde o principio. São diversos tipos de pimenta e níveis de ardor, para agradar desde os paladares mais sensíveis até os mais aventureiros, que amam sentir os sabores picantes do tempero.

A culinária mexicana é composta por alguns ingredientes famosos, entre eles tem o chili, que é um molho feito a base de pimenta, responsável por apimentar quasetodos os pratos. Dentro do mundo das pimentas, existe um índice, chamado de Escala de Escoville, responsável por medir o nível de ardência das pimentas. Esse índice varia desde as mais leves, classificadas nos níveis 100-500, até a pimenta classificada como a mais forte (Resiniferatoxina), atingindo a unidade 16.000.000.000 no índice de ardência. Conheça abaixo as três mais famosas pimentas da culinária mexicana e o nível de ardor de cada uma.

1. Pimenta dedo-de-moça:

100 – 500: Escala de Escoville.

As pimentas do gênero Capsicum, o mesmo do pimentão, são originadas na parte mais tropical da América Latina. O ardor é bem leve, confere sabor e aroma para geleias e temperos.

2. Pimenta Jalapeño:

2500 – 8000: Escala de Escoville.
Um dos mais famosos tipos de pimenta, a Jalapeño tem seus frutos em forma de cone, de coloração verde-claro a verde-escuro quando não maduros e vermelhas quando maduras. É consumida fresca, processada na forma de molho líquido, conservas, desidratadas ou em pó. Bastante popular no México e nos Estados Unidos, seu nome é uma homenagem à cidade de Jalapa, capital de Vera Cruz, no México. É utilizada em vários molhos para tacos e burritos.

3. Pimenta Caiena:

30.000 – 50.000: Escala de Escoville.

O nome Caiena vem do fato de ter sido muito comercializada na região de mesmo nome, capital da Guiana Francesa. É a pimenta mais comercializada no mundo Ocidental. A pimenta caiena é bastante utilizada nas cozinhas mexicana e tailandesa para temperar molhos, peixes e aves. O sabor é bem marcante, quem tem o paladar acostumado ao ardor das pimentas normalmente prefere essa por ser um pouco mais intensa que as demais.

 

E você, qual seu tipo preferido de pimenta? Prefere as mais picantes, como a Caiena, ou as mais leves, como a dedo-de-moça? Conta pra gente!

Para mais informações da culinária mexicana e curiosidades dessa gastronomia tão interessante continue acompanhando o blog do Zapata.

Até mais! 🙂

Solicitar Reserva


A reserva será confirmada por telefone.