No Brasil, o INSS é o responsável por gerenciar as atividades de previdência social dos trabalhadores. Recebendo contribuições mensais e revertendo em benefícios. O comparecimento presencial até a agência é a forma mais comum de receber atendimento.
Desde o início de 2019, a instituição tem criado outros meios para dar suporte ao assegurado. Inovando os seus serviços e alcançando mais pessoas de forma simultânea.
Um exemplo, é o portal Meu INSS, a princípio criado como um site na internet. Hoje, o sistema já está disponível em lojas de aplicativos para celulares. E conta com mais de 90 serviços.
Outra criação foi o número telefônico para atendimento específico. Ligando 135, de qualquer local do país, os trabalhadores podem resolver uma série de questões sobre a previdência. Oferecendo basicamente as mesmas funções do App.
A ideia de trazer tecnologia para a forma como lida com seus assegurados, surgiu mediante a necessidade de diminuir o tempo de atendimento. Além de facilitar o acesso aos serviços básicos.
Na agência, os trabalhadores devem comparecer apenas para fazer a entrega de documentos comprobatórios e dar continuidade a solicitação do seu benefício. Também nos casos em que o usuário não tem aparelhos para utilizar o Meu INSS, ou fazer a ligação.
Dentre as opções de serviços, estão:
- Agendamento de perícia;
- Requerimento dos benefícios: salário maternidade, auxílio doença;
- Cálculo da aposentadoria;
- Extrato de benefícios;
- Busca por agências mais próximas;
- Consulta de resultado de perícia.