Exagerou na Pimenta? Como Aliviar a Ardência?

24/04/2015

A pimenta é um ingrediente típico da culinária mexicana, que possui como principal peculiaridade sua característica picantes, ardendo mais ou menos de acordo com o tipo. Como já falamos em uma publicação anterior, a substância responsável por essa ardência encontrada na pimenta é a capsaicina, que estimula as terminações nervosas da boca e faz com que surja a sensação de que está queimando.

Para pessoas que, assim como nós, amam comidas picantes, ou em casos de comer algo que arda além dos seus limites por engano, é importante saber como aliviar a queimação. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar em casos de emergência:

  1. Leite: Beber pelo menos meio copo de leite gelado é a opção mais eficiente no caso de pimentas muito ardidas. A caseína encontrada no leite reage contra a capsaicina existente na pimenta ajudando a aliviar o ardor. Esta sempre será a melhor opção.
  2. Água com açúcar: Enxaguar a boca com água e açúcar. A medida da receita é de uma colher de sopa de açúcar para 200ml de água. Neste caso, o alívio dura apenas enquanto a líquido estiver na boca, pois isso enxague e cuspa até a dor diminuir.
  3. Bebidas Alcoólicas: As bebidas alcoólicas ajudam no alívio da ardência causada pela pimenta, pois a capsaicina é solúvel no álcool, tornando esse um companheiro ideal nos jantares do Zapata. Comida mexicana + tequila, quer mais o que?
  4. Óleos e Azeites: A capsaicina também é solúvel em óleos vegetais, por isso, enxaguar a boca com uma colher de azeite pode ajudar. Porém, essa opção deve ser a feita apenas se não for possível seguir nenhuma das demais.

Pronto, agora você pode aproveitar as maravilhas picantes que o Zapata oferece sem sofrimento. Mas vale lembrar que nossos cardápios mostram o nível picante de cada prato, como está na imagem abaixo. Dessa forma fica mais fácil escolher aquele que está mais de acordo coma sua preferência.

Esperamos a sua visita!

 

Solicitar Reserva


A reserva será confirmada por telefone.