Vamos falar de música tradicional mexicana!

1/12/2015

Com um ritmo muito envolvente, animado e muito dançante, a música mexicana embala diversas noites aqui no Zapata. Originada a partir de influências indígenas e europeias, a música mexicana não deixaria de ser diferente da cultura do país: Muito diversificada e distinta.

Devido a tantas influências, a cultura musical do méxico originou uma gama gigante de ritmos e diversidades. Hoje falaremos um pouco mais sobre dois grupos bem conhecidos e icônicos da cultura mexicana.


1. Mariachi Mexicanos:

Originada no estado de Jalisco, o estilo Mariachi é bem popular em todo o méxico, assim como no vizinho Estados Unidos. É, na cultura geral, o estilo representante da cultura mexicana. Algumas teorias que falam sobre a origem do estilo dizem que vem da palavra francesa mariage, porque era o tipo de música tocada em casamentos, já outras refutam essa teoria, afirmando que a palavra mariachi já era usada muito antes da chegada dos franceses.
Tradicionalmente, a música mariachi é tocada com dois violinos, um violão, um guitarrón (guitarra grande) e uma vihuela (uma espécie de guitarra, porém que soa um tom mais alto do que a guitarra tradicional). É comum encontrar grupos Mariachis com trombetas também.

 

2. Norteños:

Originada na zona rural do méxico, as bandas nortenãs tocam tradicionalmente canções como a Ranchera, que é um gênero muito tradicional e costuma falar sobre a vida simples do Mexicano. Os Norteños usam roupas típicas e características, assim como os Mariachis.
A música e as bandas norteñas falam muito sobre o país e a cultura mexicana,caindo no gosto popular. Atualmente, muitos jovens tem se aproximado da influência norteña, produzindo um som bem diferente, entitulado de Nortec, uma mistura de norteño com tecno!

 

Já está curioso pra curtir um pouco mais dessa cultura tão interessante, não é? Então fica ligado lá no facebook do Zapata para saber dos eventos!

Até a próxima, arriba! 🙂

Solicitar Reserva


A reserva será confirmada por telefone.